A catarata é uma doença que causa a perda progressiva da transparência do cristalino. A cirurgia realiza a substituição do cristalino, por um implante intraocular. O procedimento não causa dor, pois é utilizada anestesia local ou tópica (colírio).
CIRURGIA
A Cirurgia de Catarata é realizada através da moderna técnica de facoemulsificação com implante de lente intraocular. Dispomos dos equipamentos mais modernos existentes para a realização desta cirurgia, o facoemulsificador (aparelho responsável por fragmentar e aspirara a catarata) utilizado é o Centurion da empresa Alcon, o equipamento é referência mundial assim como o mais moderno para este tipo de cirurgia, capaz de realizar a cirurgia por uma abertura (incisão) de aproximadamente 2mm. Após a retirada de toda a catarata, uma lente intraocular é implantada. Esta técnica não necessita de sutura ao seu término, pois cicatriza rapidamente devido a sua incisão auto selante.
Com a implantação de lentes especiais, há também a possibilidade de corrigir erros refrativos, ou seja, corrigir miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia durante a cirurgia de catarata. Para este propósito são utilizadas as lentes intraoculares chamadas “Premium” ou de “Alta Tecnologia”. Há pouco tempo a técnica de laser Femtosegundo começou a ser usada para cirurgia de catarata. A recuperação visual é rápida e o período pós-operatório curto, mas é fundamental seguir cuidadosamente a rotina de exames pré-operatórios e as recomendações pós-operatórias de repouso e uso de colírios e medicamentos. Uma pequena parte dos pacientes que são operados de catarata necessitam ser submetido à limpeza da lente intraocular no pós-operatório com tratamento a laser.
INDICAÇÕES
- A operação pode ser executada em todos os estágios da patologia.
- Quando a doença é descoberta no início, as chances de complicação cirúrgica e o tempo de recuperação são menores.
- Redução da visão pela opacidade do cristalino.
EQUIPAMENTO